Diário de viagem

Acompanhe a nossa viagem. Vamos tentar fazer actualizações diárias, mesmo que estejamos no meio das Highlands.

Godspeed* – DIA 0, 29 de Maio 2009

Salamanca, Espanha
Salamanca, Espanha

*Godspeed é uma expressão usada na língua inglesa para desejar boa viagem, prosperidade e sucesso.

São 14h26 do dia 29 de Maio de 2009, estou sentado à secretária, frente ao monitor que não vou ver durante as próximas duas semanas. Hoje, vou partir rumo a Norte, rumo às Terras Altas da Escócia. Chegou finalmente o tão esperado dia, a tão esperada viagem que levei meses a programar. Está tudo meticulosamente arrumado no pouco espaço disponível das malas da mota. É só atestar o depósito e arrancar.

Às 19h00 tenho encontro marcado na área de serviço da CREL com os amigos que me vão acompanhar até Salamanca. Hoje vamos pernoitar na Serra da Lousã e amanhã de manhã bem cedo, seguiremos para esta histórica cidade do antigo Reino de Leão e Castela. Depois, seguirei para Bilbao deixando para trás os meus companheiros. Eles regressarão a Lisboa no Domingo, enquanto eu embarcarei no ferry que me levará ao sul do Reino Unido.

 

Barbas, 29 de Maio de 2009

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Comments: 14
  • #1

    Vanessa (Friday, 29 May 2009 16:36)

    Bem, morta de inveja se vós desejo muita sorte para a viagem e que aproveitem muito por todos o que cá ficam a sonhar...
    beijos e divirtam-se

  • #2

    Félix (Friday, 29 May 2009 16:43)

    Boa viagem! Vou passando por aqui para conhecer essa terra. Não te esqueças de prender bem o kilt senão ainda ficas com mosquitos agarrados...

  • #3

    pirata (Saturday, 30 May 2009 00:14)

    Aqui só estão 26º portanto assumo que cozeram dentro dos fatos.
    Enfim 1 vida de sacrificios para se chegar ao NORTE ...
    divirtam-se gozem muito e gastem pouco !!!
    Já esou a fazer 1 FC para enviar ao Fánam!!!

  • #4

    RC (Sunday, 31 May 2009 19:57)

    Levas a cana de pesca? olha que a viagem de barco é longa, assim aproveitavas para irem ao "currico" durante a noite...

    Abraços, se precisares de um pistãozito, avisa que eu mando para casa da rainha...

  • #5

    Nita (SG) (Monday, 01 June 2009 11:03)

    "Fall in love or fall in hate.
    Get inspired or be depressed.
    Ace a test or flunk a class.
    Make babies or make art.
    Speak the truth or lie and cheat.
    Dance on tables or sit in the corner.
    Life is divine chaos. Embrace it.
    Forgive yourself. Breathe.
    AND ENJOY THE RIDE..."
    (Solbeam)

  • #6

    Fernando (Monday, 01 June 2009 12:47)

    A minha parte já está cumprida, já estou em Portugal outra vez.
    Resto de boa viagem. Shukram.

  • #7

    RC (Monday, 01 June 2009 16:25)

    E agora como é vais guiar uma moto com volante à direita???
    Telefona ao McGregor, ele dá-te uma dicas...

  • #8

    Paulo Gomes (Monday, 01 June 2009 17:48)

    Que toda a viagem corra tão bem como correu até Salamanca!
    Para começar foi 5*!

  • #9

    Carla e Telma (Tuesday, 02 June 2009 11:30)

    Olha lá meu escocês de meia tigela :P
    Não te esqueças das nossas gaitas, de foles, claro!:)
    beijocas e boa viagem

  • #10

    Rui Barradas (Tuesday, 02 June 2009 14:30)

    Muitos Parabéns pela iniciativa. Muitos há com vontade de se meter em algo deste género, mas falta-lhes a coragem para deixar a família, os amigos, o emprego, a rotina, as preocupações para trás. Em nome do "Comando Padeiros", os meus votos de continuação de uma excelente viagem. Continuaremos a acompanhar esta grande aventura. E Parabéns pela página que está excelente!

  • #11

    Coach Outlet (Friday, 04 March 2011 02:43)



    Such a nice post.waiting for more.

  • #12

    Cheap UGG Boots (Wednesday, 14 September 2011 11:21)

    Certificates can serve as stepping stones to a degree.

  • #13

    Ivanek (Saturday, 29 October 2011 13:38)

    Fine one post. Standard problem is usually G. modify ones own thoughts very often.

  • #14

    Centrifugal Juicer (Sunday, 28 April 2013 00:28)

    This article was precisely what I was looking for!

DIA 0 (Continuacao) - Sintra/Lousã - 220km

São 19h e estamos na área de servico de Belas à espera dos amigos que nos vão acompanhar até Salamanca.

Chegam, temos os depósitos abastecidos e arrancamos Crel fora rumo a Norte. Temos duzentos e vinte quilómetros pela frente até à Lousã, onde iremos pernoitar. Estes primeiros quilómetros em auto-estrada tornam-se cansativos, o calor de fim de tarde e o equipamento que vestimos são como se estivessemos embrulhados com um cobertor eléctrico.

Avancamos devagar, o vento lateral é bastante forte e é com algum esforco que tentamos manter as motos direitas e com uma velocidade regular. Ao entrarmos na A1 o trânsito aumenta... detesto andar nas auto-estras. O ruído, o movimento dos carros e dos camiões, o vento lateral... haverá pior sítio para andar de moto do que as auto-estradas?

Cerca de cem quilómetros depois saímos para a A23 em direccão a Tomar. Daqui a poucos quilómetros apanhamos a estrada nacional, bem mais agradável para rolar.

O sol põe-se à nossa esquerda num fim de tarde quente e seco, que lembra o Verão. Estou enxarcado em suor e se este calor se mantiver, será assim que passarei as próximas duas semanas!

Por volta das 22h00 paramos no castelo da Lousã. Vamos jantar aqui, num restaurante no meio de um estreito vale, com vista para o rio e para o castelo. Enquanto esperamos pelos pratos de veado, chanfana de cabra e cozido na broa, deliciamo-nos com as entradas regionais acompanhadas por um bom vinho tinto. É a última refeicão que fazemos em Portugal, nas próximas semanas.

Depois de jantarmos, fazemos os últimos oito quilómetros até à casa onde vamos ficar, rodeada do verde silencioso da serra e iluminada pela lua. Colocamos as motos na garagem e vamos dormir na companhia das estrelas, pois amanhã o dia será longo.

 

Barbas, 29 de Maio 2009

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Comments: 4
  • #1

    Vanessa (Tuesday, 02 June 2009 11:36)

    Bem que espanto estou a viajar sem sair da frente do computador.
    Nao sei que já te disse mas isto esta a merecer um livro pois a descrições são tão precisas que estou ai a ver e a sentir convosco tudo.
    Continuem divirtam-se e boa sorte.

  • #2

    RC (Tuesday, 02 June 2009 22:02)

    Então o "charuto" ainda não se queixou?
    Nâo a laves que a malta quer ver os mosquitos... Se tiveres fome, podes comer um ou outro.

    Abraços...

  • #3

    Maria Joao (Thursday, 04 June 2009 22:29)

    ai teresinha ficas mesmo linda com essa calçinha e essa
    botinha mesmo bonita

  • #4

    Barata (Sunday, 07 June 2009 00:41)

    Pois é maninha , com que então no Burgo
    Comiloes
    Beijocas

DIA 1 - Lousa-Bilbao - 750 kms

Acordamos muito cedo, estamos todos entusiasmados com a viagem. Parecemos criancas na véspera de uma visita de estudo. A claridade da manhã e o chilrear dos pássaros fazem-nos levantar da cama. Sem demoras, já estamos de equipamentos vestidos e com tudo na mota, prontos para partir. Antes de nos fazermos à estrada, tomamos o pequeno almoco na pastelaria da vila, seguido do obrigatório reabastecimento das motos.

Percorremos uma estrada de serra e o verde das àrvores dá cor ao caminho. Este é, para mim, o verdadeiro prazer de andar de moto: passear calmamente por estradas secundárias.

Temos que fazer duzentos e setenta quilómetros até Salamanca e depois de entrarmos na auto-estrada, aumentamos a velocidade. Centenas de insectos colam-se às frentes das motos e aos blusões de tal forma que temos que parar numa estacao de servico para limpar as viseiras dos capacetes. Aproveitamos para beber água, pois o calor já se faz sentir dentro dos equipamentos.

Mais uns quilometros e chegamos á fronteira. Uma pequena paragem para a foto da prache e seguimos viagem. O objectivo é almocarmos todos em Salamanca para depois nos separarmos. Nós os dois ainda teremos que percorrer mais cerca de quatrocentos quilómetros até Bermeo, nos arredores de Bilbao.

Chegamos à cidade universitária de Salamanca por volta das 13h00, hora ideal para almocarmos e arrancarmos novamente. Dirigimo-nos ao centro histórico e paramos as motos em frente a uma esplanada apetecível. Tapas e tinto verano gelado, é o que nos sacia a fome e a sede.

Quarenta e cinco minutos depois, despedimo-nos dos nossos companheiros de viagem, com pena que não possam continuar connosco. Arrancamos acenando para a obrigatória fotografia.

São cento e desoito quilómetros até Valladolid e depois mais cento e cinquenta até Burgos, sempre em direccão a Nordeste. Aumento a velocidade para uns ilegais 150km/h para tentar que a distância passe mais depressa. Paramos novamente para abastecer e beber água, pois o calor teima em não nos dar tréguas. São rectas intermináveis e não quero abusar da moto. Um provérbio afegão diz "se queres ir longe, poupa a tua montada" .Depois de Burgos, mudamos o rumo para Norte para os ultimos cento e oitenta quilómetros até Bermeo, perto de Bilbao, onde passaremos a noite.

Atravessamos a Cordilheira Cantábrica e a paisagem passa de plana, árida e seca, a altas escarpas ora rochosas, ora de um verde inebriante que nos limpa a vista. Há tambem menos mosquitos! Aqui, a conducão torna-se mais divertida, com curvas largas e um alcatrão muito liso, que atravessa as montanhas através de grandes túneis. Aproximamo-nos do nosso destino de hoje, chegamos finalmente a Bilbao e vamos direitos ao centro. Vejo as indicacões do Gugenheim. Amanhã vamos lá, pois hoje estamos desejosos de chegar, tomar um banho e descansar. Pedimos indicacões para Bermeo e constatamos que são mais cerca de trinta quilómetros! Será que isto não tem fim? Vale-nos a excelente e belíssima estrada de montanha, que sobe e desce em curvas dignas de acelerar, tipo montanha russa. Finalmente vejo a indicacão do local que procuramos. São os piores quatro quilómetros de toda a viagem, por uma azinhaga no meio dos montes, com o alcatrão cheio de terra das obras de requalificacão. Avanco devagar por causa do peso da mota, que deve estar perto dos 400kg. Passamos por um casario onde um cão nos recebe a ladrar e de cauda a abanar, e continuamos por mais alguns minutos até que percebemos a razão de tão doloroso caminho: o sítio é lindo de morrer! É uma casa toda em pedra, num planalto verde com uma vista para o mar de cortar a respiracão! Depois de um dia cansativo de viagem, eis a merecida recompensa. Instalamo-nos e depois de um inevitável banho, descemos à vila para jantar rápido, pois o corpo pede-nos repouso. Por volta das 22h entregamo-nos ao descanso. Amanhã o dia será mais tranquilo!

 

Barbas, 30 de Maio 2009

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Comments: 8
  • #1

    Fernando (Tuesday, 02 June 2009 10:51)

    Bem, com descrições destas aconteçem duas coisas:
    1º- Apetece-me arrancar daqui agora, dizer ao patrão que vou ali e já venho e partir para a estrada.
    2º - Como não posso fazer isso(poder posso, mas não devo) fico aqui sentado a viajar contigo e nas tuas palavras.

  • #2

    Barracoza (Tuesday, 02 June 2009 11:17)

    Sem que me aperceba, ao ler as tuas palavras, sinto-me ai convosco, imagino as cores, os percursos e as emoções que devem começar a sentir cada vez mais intensas!!É uma viagem que todos aqueles que vos acompanham estão a viver aqui!É bom, já o considero como escape à minha rotina, continuem que eu quero a história toda:) Muita Sorte!!beijo*

  • #3

    Paulo Gomes (Tuesday, 02 June 2009 12:51)

    Dizes que a moto deve ter perto de 400 kg....
    Levas mais peso que isso! Eu peso 100kg, há outros mais leves e outros mais pesados. Vamos todos contigo nesta viagem!
    Venham de lá esses relatos!

  • #4

    Rainwater Men (Tuesday, 02 June 2009 13:50)

    Vou viajando nas tuas palavras e acompanhando a tua viagem. Sinto-me perto de vocês e estarei aqui todos os dias para te saudar. Big pigeons.Drive Carefully.
    Um abraço,

  • #5

    V. Madjid (Tuesday, 02 June 2009 19:25)

    É nestes momentos que tento fazer dos ditados "A inveja faz esquecer a honra", ou "A inveja é uma coisa muito feia", os meus mantras. Pois a dor de cotevelo só doi na cabeça!
    Mas vendo bem não é a inveja que me bate à porta, é a vontade de partir. De duas rodas, com ou sem motor, tanto faz. Partir.Por agora parto com a vossa aventura.
    Desde aqui, em Marrocos do Norte (Portugal), o meu abraço e votos de uma viajem segura e cheia.

  • #6

    maria joao (Thursday, 04 June 2009 22:31)

    estao longe na fotografia mas da para ver que voçes os
    dois estao bastante obesos :D

  • #7

    Barata (Sunday, 07 June 2009 00:43)

    Olá
    Fabuloso

  • #8

    Alexandre (Friday, 28 August 2009 15:49)

    A 2 primeiras fotos do 1º dia, penso que terá sido o local onde pernoitaram na Lousa, correcto? Conseguem facultar o nome e contacto? Tem óptimo aspecto! Obrigado

Dia 2 - Bilbao-Ferry - 70 Kms

O dia amanhece tranquilo. O Sol brilha e não corre nem uma brisa. Pelas 9h descemos para o pequeno almoço, para de seguida, arrumarmos tudo na moto. Antes de partirmos para Bilbao, verifico o nível do óleo do motor. Adiciono um pouco, pois não quero arriscar. Despedimo-nos e partimos sem demora pela mesma estrada, agora menos melancólica à luz da manhã. Chegamos ao centro de Bilbao e avistamos o famoso museu do outro lado do rio. Tento parar mesmo em frente mas é impossivel devido ao facto de estar a decorrer uma qualquer prova de atletismo amador, gerando assim o caos nesta zona. Parqueamos a moto numa rua em frente onde, constato, foi filmado o início de um dos últimos "James Bond", e vamos até lá a pé. Depois de uma visita rápida, pois está na hora de seguirmos para o ferry, perguntamos a um motorista de taxi qual o melhor caminho para o cais. Pede-nos que o sigamos e ainda bem que o fazemos, porque vinte minutos depois estamos a entrar no enorme porto de Bilbao. Ao chegar, cruzamo-nos com um casal numa KTM 990 Adventure, com um autocolante da Austrália numa das malas. Já na fila para levantar as passagens, metemos conversa e confirmam que são australianos, mas quando pergunto se vieram de moto da Austrália, respondem que vivem há alguns anos em Londres!

Eles olham para o autocolante na nossa moto e perguntam se vamos mesmo para Inverness... "Of course!" Respondemos em uníssono.

Na fila para entrar no ferry devem estar cerca de trinta motos, que passam à frente dos Range Rovers, dos Jaguares, dos MGs e dos Aston Martins, entre outros. Quando damos por nós, estamos a ser engolidos pelo enorme portão metálico do ferry, para de seguida, com as motos todas no descanso lateral, e com o lado esquerdo contra a parede de ferro, amarrarmos as mesmas para não tombarem com a ondulacão.Será que o mar é assim tão agitado?

O nosso bilhete indica o camarote 6812, o que quer dizer que ficamos no deck 6. Ao chegarmos ao hall do sexto piso, um membro da tripulacão dá-nos duas chaves e indica-nos o camarote onde, após nos instalarmos, trocamos de roupa e saimos para conhecer o "Pride of Bilbao". Visitamos o convés exterior, que já está cheio de ingleses a empanturrarem-se de cerveja, e decidimos onde vamos almocar, não sem antes tomarmos os comprimidos para o enjoo, não vá o Cantábrico querer mostrar as suas habilidades.

A Francisca é portuguesa e está na casa dos cinquenta. Vive na margem Sul, perto de Almada e trabalha na P&O Ferrys durante 18 dias e está 12 em casa. É ela que nos passa a cobrar metade das sobremesas ou das saladas de fruta, pois devemos ser os únicos portugueses a bordo, além dela própria.

O resto do dia é passado a ler e no meu caso, aproveito para escrever, e actualizo o diário de viagem. Numa das visitas ao convés exterior, avistamos por várias vezes grandes cardumes de golfinhos. Quando recolhemos ao camarote, cedo para recuperar do dia anterior, o mar faz o navio balancar um pouco mais do que seria agradável para adormecer. Só espero que não balance muito mais...

 

Barbas, 31 Maio 2009

 

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Comments: 9
  • #1

    Fernando (Wednesday, 03 June 2009 16:04)

    Isto é esquisito. Voçês assim a fazerem essas coisas e eu aqui sentado na secretária....enfim.
    Gosto do pormenor das almofadinhas nas motas.
    Diz lá ao Australiano para vir a Portugal que eu ensino-lhe uns caminhos catitas cá no Outback Alentejano e depois vamos lá nós à Australia...

  • #2

    Fernando (Wednesday, 03 June 2009 16:11)

    Ah! outra coisa. A minha KTM está a chorar, queria estar ao pé dessa amiga dela que estava no barco contigo.

  • #3

    Vanessa (Wednesday, 03 June 2009 16:39)

    Que belo passeio.
    Só nao percebi se dormem no ferry ou não...
    E quando é que a teresinha escreve qualquer coisinha...
    Esta na preguiça total tou mesmo a ver...hi hi estendida ao sol a ler um livrinho...
    bem beijos

  • #4

    Rainwater Men (Wednesday, 03 June 2009 17:20)

    Palavras para quê. Rumar a norte, um ferry, uma moto, 2 pombinhos, pôr do sol, livros e leitura, portuguesa a bordo, dá sempre jeito quando é como transparece simpática, os golfinhos. Cenários de uma viagem que vos trará para sempre recordações.
    Godspeed.

  • #5

    ... (Thursday, 04 June 2009 22:23)

    e o mar batia nas rochas...

  • #6

    maria joao (Thursday, 04 June 2009 22:32)

    va divirtam-se e nao comam muito senao ja sabem que tÊm
    de fazer dieta e ir ao ginasio muitas vezes por semana.
    senao ficam uns hipopotamos . beijinhos para os dois .

  • #7

    Vitória (Friday, 05 June 2009 11:24)

    CATITA!!!
    Estou a morrer de inveja.

  • #8

    Barata (Sunday, 07 June 2009 00:50)

    Só me faltava esta
    que menino
    comprimidos para o enjoo
    barco a abanar
    que mais temos de ouvir
    Está bem pronto estao a divertir se á grande
    Ainda bem
    Abraço
    Beijocas
    Agora com tanto dançar o barco não te esquesas de trocar os beijos com os abraços
    heheh

  • #9

    Bizon (Friday, 28 October 2011 06:27)

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DIA 3, 1 de Junho 2009 - Ferry - Portsmouth - Winchester

Acordo por volta das 8h40, depois de finalmente ter conseguido adormecer pelas 5h30 da manhã, hora a que, soube mais tarde pelo comandante, virámos a Nordeste, entrando assim no Canal da Mancha de águas mais calmas, o que me permitiu adormecer profundamente.

Novo comprimido para o enjoo antes do pequeno almoco e toca a matar o tempo até às 17h30. Ler, escrever, visitar o convés exterior, dormitar no camarote... parece uma eternidade!

Por volta das 16h30 avistamos terra. Finalmente as ilhas britânicas! Alguns cargueiros estão atracados ao largo e passamos por eles com uma lentidão imponente que demora cerca de trinta minutos. Ouve-se então a comunicacão do comandante a informar que atracamos dentro de vinte minutos e que devemos retirar toda a bagagem dos camarotes, para de seguida nos dirigirmos às portas de acesso ao porão das viaturas. Chegou a hora de pisar terras de sua magestade, a rainha!Descemos para junto da moto e arrumamos toda a bagagem. Desta vez, somos "expelidos" pela proa levadiça do grande monstro marinho. Dirigimo-nos aos guichés da alfândega onde apenas nos pedem os bilhetes de identidade e que tiremos os óculos escuros, pois com estes e os capacetes na cabeca, poderíamos ser qualquer pessoa.

Formalismos feitos, arrancamos. Eis-nos por fim no Reino Unido da Grã-Bretanha. Saímos do porto e concentro-me para me fazer à estrada do lado correcto. De início não é fácil, sobretudo nos cruzamentos e nas rotundas, onde todo o trânsito parece vir do lado contrário (e na realidade vem mesmo), mas ao fim de algum tempo e com algum esforco, lá me vou habituando. Nunca percebi porque conduzem os ingleses do lado esquerdo da estrada. Será que pensam que o resto do mundo é que está errado?

Dirigimo-nos a uma vila chamada Itchen Abbas, nos arredores de Winchester. Vamos dormir numa casa com o nome de Hatch End.Não sei o que quer dizer, mas só o facto de ter a palavra "End" no mome, levou-me a crer que seria no fim de qualquer coisa e portanto, sossegado. Depois de vários enganos, lá encontramos uma senhora simpática que nos indica o caminho na perfeicão e, de tão perfeitas indicacões, só poderia resultar num sítio perfeito. Uma casa tradicional de tijolo com um jardim de uma relva tão verde e tão bem aparada, que parecia artificial. David, um inglês alto e magro é o nosso simpático anfitrião. Leva-nos ao quarto e depois diz-me onde posso arrumar a moto. Depois de nos aconselhar um pub a cerca de 800m da casa, combina a hora para o "english breakfast" da manhã seguinte e dá-nos privacidade.Tomamos um duxe e dirigimo-nos ao tal pub. O "The trout inn" é um pub tipicamente inglês, com um balcão grande em madeira e com alcatifa no chão. Somos saudados por dois "nativos" que nos perguntam de onde somos e para onde vamos. Quando falamos em Inverness, dizem ambos: "It's a long way, mate!". Ficamos numa das duas mesas da esplanada, onde somos bem atendidos. A comida é excelente e para primeiro contacto com os ingleses, superou as expectativas. No fim da refeicão, pergunto se há por ali algum "net spot", ao que me respondem que o pub é o único estabelecimento na vila! Regressamos então a "Hatch End". A actualizacão do "Diário de viagem" terá que esperar por amanhã.

 

Barbas, 1 de Junho 2009

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Comments: 2
  • #1

    Rainwater Men (Friday, 05 June 2009 15:02)

    Estou rendido. Assim que me seja possivel tenho a VFR 800 para embarcar numa aventura como a tua Barbas.

  • #2

    Barata (Sunday, 07 June 2009 00:56)

    De volta
    Gostei daquela, será que pensam que o resto do mundo é que esta errado.
    Por essas bandas a crise já chegou
    Continuem a divertir se
    Beijocas

DIA 4, 2 de Junho 2009 -Winchester-Blackpool - 388kms

Combinámos com David o pequeno almoço para as 8h00. Com a esperada pontualidade britânica, a mesa está posta a horas e David pronto a servir-nos, não sem antes lhe pedir para me deixar actualiar o "Diário de Viagem" através do seu computador. Faço assim a primeira actualização.

David aconselha-nos um atalho para o nosso destino,despedimo-nos e pomo-nos ao caminho. Apanhamos a M6, uma "main road" com bastante trânsito e muitos camiões. Espanto-me com a educada condução dos britânicos.Durante cerca de quatrocentos quilómetros, não ouvi uma buzina nem vi uma ultrapassagem mal feita. Impressionante! Passamos por Oxford e seguimos em direcção a Birmingham, onde resolvemos entrar. Paramos para beber água e voltamos a arrancar, pois hoje não temos tempo a perder. Novamente a M6 em direcção a Preston onde abandonamos a auto-estrada para seguirmos junto ao mar para Blackpool.

Blackpool foi em tempos, a estância balnear preferida dos ingleses da região de Manchester. A cidade que encontramos, não é a que outrora brilhou à luz das iluminações de rua ou dos néons dos reclamos luminosos. Esta cidade, da qual nos disseram maravilhas, está envelhecida. A população está envelhecida, os edifícios estão envelhecidos e as ruas também. Até o "pear", acente em estacas sobre a areia da praia que desaparece na maré-cheia, parece ter parado no tempo, à luminosidade melancólica do Sol poente do fim da tarde.

Depois de perguntarmos duas vezes, lá encontramos a "Gwenmere Guesthouse", uma casinha tipo "Nothing Hill" que nos vai alojar esta noite. Philip, um inglês com um sotaque fortíssimo que mal se percebe e que parece saído de um qualquer episódio do "Beny Hill", recebe-nos com reservas ao ver o nosso aspecto de "motard ao final do dia". Depois de pagarmos adiantado, mostra-nos o quarto e diz-me para guardar a moto no seu páteo nas trazeiras. Simpático!

Aproveitamos para nos deitarmos cedo, depois de conhecermos um pouco a outrora bem frequentada Blackpool.

 

Barbas, 2 de Junho 2009

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  • #1

    Rainwater Men (Friday, 05 June 2009 15:13)

    It seems like a fary tail pegeons couple. So british and so interesting this magnificent experience of travelling in is majesty land. Land? Rover of course.
    A harmfull hugh and kisses.

DIA 5, 3 de Junho 2009 - Blackpool-Cockermouth - 154 kms

Deixamos a envelhecida Blackpool pelas 9h00, depois do pequeno almoço preparado por Philip. Rumamos a Norte na manhã fria, mas desta vez pela estrada secundária. Andamos alguns quilómetros e temos que parar para colocar os forros nos blusões. Aproveitamos e entramos num café para tomar um chá quente. Percebemos que ao lado passa um canal, outrora via de comunicação essencial para os ingleses. Continuamos pela estrada fria e começamos a sentir as alterações na paisagem. O relevo comeca a tornar-se mais acentuado e o verde mais intenso. Aproximamo-nos do "Lake District", uma das mais belas regiões do Reino Unido.

Paramos no primeiro lago que encontramos. O Thirlemere Lake está rodeado de montanhas revestidas de vegetação composta por arbustos e grandes árvores. Estendendo-se por mais de desasseis quilómetros, é o maior lago de inglaterra e acompanha-nos do lado esquerdo da estrada, mostrando-nos as suas pequenas marinas que, juntamente com o verde das margens, acolhem veleiros e outras embarcações de recreio. Ao chegarmos a Windermere, localidade situada no extremo Nordeste do lago, ficamos extasiados com a beleza desta terra. Tambem aqui há uma grande marina com um movimento impressionante para um dia de semana. No interior da vila, os pubs e todas as outras lojas exibem letreiros e decorações das fachadas, como se de um concurso se tratasse. Almoçamos numa esplanada com vista para o lago. O sol volta a mostrar-se para nos aquecer os corpos do frio da manhã. Pergunto se há algum cybercafé por perto, para mais uma vez actualizar o "Diário de Viagem", e indicam-nos o "Purple Chilli" ao cimo da rua. Entramos e ao pedir para usar um dos computadores, reparo que a inglesa que nos atende, tem um sotaque muito fácil de perceber. Afinal não é inglesa, nasceu na África do Sul e tem um namorado filho de pai português de angola e mãe australiana. Joe diz-nos que têm o bar à venda e que vão casar no próxlmo mês de Outubro, em Portugal, numa quinta perto da Ericeira, para de seguida irem viver para a Austrália! Claro que isto deu conversa para algum tempo, e a minha actualização ficou a meio... depois de trocarmos contactos, combinamos oferecer-lhes uma visita guiada a Sintra, em troca de estadia na Austrália.

Arrancamos por fim em direcção a Cockermouth onde vamos pernoitar, deixando para trás a bonita Windermere com o seu grande lago. Ainda não vi o resto, mas esta deve ser sem dúvida, uma das mais belas zonas da Grã-Bretanha.

Quando entramos de moto na estrada de terra batida da "High Stanger Farm", Allison recebe-nos com um sorriso. A "High Stanger Farm", é uma quinta verdadeira, com um curral com vacas, ovelhas a pastarem no verde do campo e uma casa de pedra com uma porta encarnada ladeada por duas floreiras. Allison instala-nos num grande quarto do primeiro andar, com vista para a entrada da quinta, onde dois Land Rovers Defender, um azul e outro encarnado (talvez por serem as cores da bandeira britânica), fazem companhia à GS, como se guardas fossem.

A fraca luz do dia dá lugar à noite mais escura de que tenho memória. Adormecemos no mais profundo silencio.

 

Barbas, 3 de Junho 2009

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Comments: 3
  • #1

    Fernando (Friday, 05 June 2009 12:52)

    Tambem gosto muito de estar aqui sentado....

  • #2

    Rainwater Men (Friday, 05 June 2009 15:19)

    Desta vez o Fernando não foi a lado nehum? Algum problema? Uma visita guiada a Sintra com estadia na Austrália? Grande tuga sempre a maximizar a net.

  • #3

    Barata (Sunday, 07 June 2009 01:05)

    Olá que maravilha
    estou deslumbrado com a belesa disso
    Já agora porque é que a moto esta sempre limpinha, nao me digas que antes das fotos a limpas
    Outra coisa evita as fotos com esses chaços dos land rover de preferencia só com toyotas
    abraço

DIA 6, 4 de Junho 2009 - Cockermouth-Edinburgh - 197 kms

Amanhece devagar na "High Stanger Farm". Como acordamos cedo, saímos na manhã fria para conhecer a quinta, antes de um tradicionalíssimo "cooked breakfast", composto por cereais, um prato com ovos mexidos, bacon, cogumelos, tomate, batatas e pão torrado, que apesar de serem apenas 8h30 da manhã, nos deixa praticamente almoçados! Será que os ingleses comem sempre assim?

Despedimo-nos da simpática Allison e arrancamos em direcção às "scotish borders" pela estrada nacional A7. A paisagem é cada vez mais embriagante. As árvores transformam a estrada num túnel de um verde tão denso, que a fraca luminusidade do dia nublado mal consegue penetrar. Finalmente um painel na estrada informa: "Wellcome to Scotland". Paramos para a inevitável fotografia.

Daqui em diante sucedem-se quintas com atrelados para cavalos puxados por Land Rovers, ou não fosse esta a terra deles. Autênticos palacetes escondidos pela vegetação, enfeitam a estrada de curvas perfeitas. Viajar de moto aqui, é realmente um deleite! O Sol teima em não aparecer e o frio faz-se sentir, mesmo com os forros nos blusões. Não sei onde coloquei as balaclavas (provavelmente ficaram em casa) e o ar frio entra-nos pelas golas e arrefece-nos o corpo. Vamos ter que comprar umas em Edimburgh.

Chegamos a Hawick, uma simpática localidade com uma bonita torre medieval e uma "tea house" onde bebemos um excelente chá e onde provamos os scones mais fofos de sempre, com manteiga e doce.

Faltam cerca de setenta quilómetros para Edinburgh, por isso voltamos à estrada que serpenteia por entre os montes. Depois de uma grande curva á esquerda, eis que avistamos a capital da Escócia, banhada pelo Mar do Norte.

Dirigimo-nos à "Abercorn Guest House", situada em Portobello, junto ao mar, na zona Este da cidade. A "Abercorn Guest House", uma casa de arquitectura vitoriana com tectos altos e grandes janelas, fica dentro de um muro de pedra com um pequeno portão muito branco. Tem também um belo relvado e um confortável jardim de Inverno. Foi em tempos um retiro para idosos que Angela e William, os novos proprietários, restauraram magnificamente.

Arrumo a moto dentro do terreno, frente ao jardim de inverno, descarregamos a bagagem e acomodamo-nos.

Depois de um duche, saímos para a rua e o resto da tarde é passado a conhecer parte da cidade. Ao regressarmos, escrevo o "Diário de viagem" sentado num confortável maple no jardim de inverno da casa. Como pano de fundo, a GS repousa merecidamente junto à sebe da vedação, meticulosamente aparada. As velas acesas e uma chávena de chá, aquecem-nos, e à luz fria do fim de tarde.

 

Barbas, 4 de Junho 2009

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Comments: 8
  • #1

    Carlos da Santa (Friday, 05 June 2009 15:50)

    Caros amigos!
    Também estou a seguir com entusiasmo a vossa doce aventura, tão bem retratada pelo cronista. É um retrato vivo,aromático, com estética e cheio de emoções. De uma forma mais prosaica diria: Meus! Que grande curte. Bj e abraço

  • #2

    Vanessa (Friday, 05 June 2009 16:06)

    Bem que inveja dos belos dos scones tb quero....
    A viagem esta muito divertida e só dá vontade de fazer assim como vocês de mota.
    Boa viagem...

  • #3

    Tânia (Friday, 05 June 2009 16:11)

    Pelas fotografias dá para perceber que a Mota está em boas condições, apesar de tantos kilómetros já "rodados"...só tenho uma dúvida...Como estão os nossos amigos viajantes???
    Obrigada por nos fazerem viajar na vossa viagem!
    Bjs

  • #4

    Fernando (Friday, 05 June 2009 17:18)

    Luis , acho que deves saber perfeitamente o que sinto quando leio o que estás a escrever.......

  • #5

    Paulo Gomes (Friday, 05 June 2009 23:04)

    Pelo que parece, tudo está a correr bem!
    Obrigado pela crónica e pelas fotos. Quantos de nós gostariamos de estar aí ......
    Aproveitem ao máximo!

  • #6

    RC (Saturday, 06 June 2009 08:43)

    Ó Luis, podias pedir à Teresa para te tirar umas fotos a "sacar" uns cavalos na tua "BM"... Ou então assim umas fugas á policia, a entrares nas rotudas pela direita, ou a queimares uns vermelhos... Vá lá mostra o verdedeiro espírito do Motário Portuga...

    (Deves estar a curtir bem... belas fotos.)

    Avisa as "bifas" qua para o ano eu apareçe por aí um coelho a cavalo de uma XR.

    Forte abraço... Devagar para chegar depressa!!!

  • #7

    JFs (Saturday, 06 June 2009 11:09)

    Pelos vistos estão a gozar valentemente a tão sonhada viagem.....
    Continuem a escrever para nós de cá continuarmos a viajar convosco...

  • #8

    Barata (Sunday, 07 June 2009 01:10)

    Olá
    Vai vendo as capacidades desses locais quanto a quartos
    Pois tudo me leva a querer que vais voltar e desta acompanhado, com mais amigos.

DIA 7, 5 de Junho 2009 - Edinburgh - 0 kms

 

Hoje é o nosso dia D! D de "Descanso". Acordamos invariavelmente cedo, com uma chuva miudinha que humedece o ar e a GS que dormiu lá fora. Tomamos o pequeno almoço e apanhamos o autocarro para o centro de Edinburgh, com os blusões motard vestidos, pois não trouxemos outros. A primeira coisa a fazer é encontrar um cybercafé decente para poder actualizar finalmente o "Diário de Viagem". Entramos num e demoramos 1h30 com as actualizações. Missão cumprida e temos o resto do dia para explorar a cidade. Edimburgh é uma cidade medieval, extremamente bem conservada.

A chuva dá lugar ao Sol, e os blusões passam de confortáveis a estorvo em poucos minutos. O bom tempo é uma constante ao longo do dia, que acaba com um passeio na ventosa praia de Portobello virada a Norte.

Quando saímos para jantar, apanhamos o autocarro e ouvimos, pela primeira vez no Reino Unido, falar português. É um grupo de três raparigas e um rapaz, que combinam em voz alta, um jantar de bacalhau à brás na casa de uma delas. Achamos piada à situação e ao saírmos na mesma paragem, meto conversa em português. Ficam espantados por ouvirem a língua mãe, e trocamos conversa por alguns minutos. Dizem-nos que estão cá a trabalhar hà seis meses. De seguida, desejam-nos boa viagem e despedimo-nos.

Depois do janlar, da janela do quarto, a noite cai juntamente com uma chuvada forte que ensopa a relva do jardim. Só espero que pare até amanhã, o dia em que chegaremos a Inverness, a capital das Highlands.

 

 

 

Barbas, 5 de Junho 2009

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Comments: 4
  • #1

    Teresa (Saturday, 06 June 2009 20:53)

    De tudo o que ja foi contado pelo Luis tenho a acrescentar a forma como os ingleses recebem os turistas. A simpatia com que nos tem recebido em todos os lugares que ja estivemos. O bom humor e extrema educacao estao sempre presentes. Nunca pedimos ajuda, pois esta vem sempre ter connosco. A fama do snobismo britanico nao passa disso mesmo, a realidade e bem diferente. Estou a adora-los!

  • #2

    Barbas (Saturday, 06 June 2009 20:54)

    Nao basta escrever como se nao houvesse amanha, ainda deixo comentarios ao que eu proprio escrevo:
    Aos ingleses, nao acho grande piada, nem as inglesas, mas as escocesas...

  • #3

    Teresa (Saturday, 06 June 2009 20:56)

    Eu idem idem mas nao as escocesas...os escoceses sao demais! Montes de ruivos e ruivas!!!!!!!!!!!

  • #4

    Barata (Sunday, 07 June 2009 01:14)

    Para mim como recordação podes trazer duas escocessas desmontadas
    Eu cá me encarrego de as montar
    heheh
    Mais informação despachem se a escrever mais.
    Beijocas

DIA 8, 6 de Junho 2009 - Edinburgh-Inverness - 256 kms

O dia amanhece cedo na Escócia e o Sol nascente acorda-nos através da portada entreaberta da janela. Temos tudo arrumado e enquanto esperamos por mais um substâncial pequeno almoço, vou ao jardim limpar os restos de chuva escocesa da GS, que esta noite ficou à chuva. Depois de divinalmente servidos pelos McDonald, colocamos tudo na moto e despedimo-nos de Angela, enquanto William nos abre o portão. "Drive safe, nice and slow", despede-se no seu acentuadíssimo sotaque.

Seguimos junto à foz do "Forth River" para atravessarmos a ponte com o mesmo nome. A próxima paragem será em Pitlochry, uma pequena localidade com um bonito castelo, aconselhada por Angela, sensivelmente a meio caminho de Inverness.

A chuva dá-nos as boas-vindas às "Highlands". Pela primeira vez, chove enquanto andamos de moto. A paisagem vai mudando e a pouco e pouco, as colinas de àrvores e frondosos arbustos, vão dando lugar às grandes montanhas de vegetação rasteira, com vales repletos de pinheiros nórdicos por entre os quais, a fabulosa estrada onde nos cruzamos com ciclistas e caminheiros, e de onde se avistam alguns cumes nevados, serpenteia.

A temperatura desce bastante e as balaclavas compradas em saldo, numa loja em Edinburgh, mostram-se indispensáveis. As luvas que trazemos, não são suficientemente quentes, sobretudo para mim, que vou a conduzir. Em Pitlochry, depois de um chá quente com scones, compro umas luvas de montanha, que espero serem suficientes. A Teresa calça as minhas por cima das dela e seguimos viagem. A chuva volta a caír, desta vez com mais força e o vento frio, obriga a correcções constantes da direcção da moto.

Alguns quilómetros depois, paramos no posto de turismo à entrada de Inverness para pedirmos um mapa da cidade. Dão-nos indicações precisas e chegamos ao "Bed&Breakfast" de hoje em poucos minutos.

A "Blue Bell House" fica numa rua de casas baixas de arquitectura tipicamente vitoriana. Depois de estacionar a moto no parque privativo nas trazeiras, somos recebidos por Neil, um escocês grande de gargalhadas fortes. Simpático, indica-nos um passeio à beira rio e sugere-nos um ou dois sítios para comer. Depois de nos instalarmos, seguimos as sugestões de Neil e saímos a pé para o centro da cidade, apenas a quatro minutos.

Inverness é uma pequena cidade atravessada pelo rio Ness, o que deu origem ao nome do lago e por sua vez, ao mito do monstro. Depois de um pequeno passeio e de uma visita ao castelo, jantamos no "Johnny Foxes", um Pub com esplanada junto ao rio. Apesar do frio, escoceses de t-shirt e escocesas de tops e mini-saias, desfrutam da esplanada e absorvem com os corpos, os ultimos raios de sol com sofreguidão.

 Ao fim do dia, a chuva volta a caír, como que a alertar para o dia de amanhã, em que iremos ao ponto mais a Norte da nossa viagen. Staffin, na ilha de Skye.

Barbas, 6 de Junho 2009

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  • #1

    Fernando (Monday, 08 June 2009 10:55)

    É tudo tão arrumadinho.
    A proxima viagem é para Marrocos para limpares essa arrumação toda da cabeça...Eh Eh.

DIA 9, 7 de Junho 2009 -Inverness-Ilha de Skye - 230 kms

A chuva matinal parece ser uma constante por aqui e mais uma vez, a mota ficou na rua. Depois do grande pequeno almoço, que desta vez até panquecas tinha, Neil deseja-nos boa viagem e arrancamos em direcção ao "Loch Ness", o lago famoso pelas suas àguas tão escuras que, diz a lenda, albergam um grande monstro de pescoço comprido. Somos devorados pela perfeita estrada cinzento-escura e fria que percorre a margem norte do lago, como se o próprio monstro tivesse saído das profundezas do lago para que deslizássemos na sua longa garganta. Castelos erguem-se à nossa passagem.

 Alguns quilómetros depois, em Invermoriston, abandonamos a "estrada do monstro" e rumamos ainda mais para Norte. Os riachos que torneiam os vales são uma constante, tal como a espécie de gado bovino Aberdeen Angus, engraçados por terem pêlo comprido. Deduzo que, nesta região, o comprimento do pêlo dos animais é directamente proporcional à latitude, pois as ovelhas têm igualmente uma quantidade enorme de lã, o que as faz parecer autênticos novelos com patas.

Por volta da hora de almoço, entramos na Ilha de Skye e paramos para almoçar. Um "Scotish Hamburger" e cerveja produzida na própria ilha, fazem as nossas delícias. Seguimos até Dunvegan, no extremo Oeste da ilha, onde visitamos o "Dunvegan Castle", a casa, em parte visitável, dos líderes do Clan Macleod, desde há oitocentos anos a esta parte.

Nas estreitas estradas da Ilha de Skye, o vento de Norte mostra quem é o líder por aqui, obrigando a uma concentração constante devido às suas fortes rajadas que desviam facilmente a GS da sua rota, apesar de todo o peso que transporta.

 Staffin, um pequeno aglomerado de casas no lado Nordeste da ilha, é onde fica o Bealach Uige B&B, uma casa com fortes paredes de pedra, nosso abrigo desta noite. Joanna Mackinnon recebe-nos com simpatia e o marido pegunta-nos de onde viemos de moto. "From Portugal!", respondemos. Ele fica muito admirado e exclama no seu forte sotaque escocês: "What a long way!".

Hoje decidimos descansar e dormir cedo. Amanhã é o nosso último dia na Escócia e queremos aproveitá-lo bem.

São 22h00 e a janela do quarto virada a poente, deixa entar o Sol, que nestas regiões a Norte, teima em não desaparecer. É estranho ir para a cama com o Sol ainda a brilhar no horizonte.

 

Barbas, 7 de Junho 2009

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  • #1

    JFS (Monday, 08 June 2009 19:20)

    Também tenho viajado muito, cada vez que ao fim do dia aqui venho ler a crónica diária...
    Obrigado pela partilha da vossa viagem com todos nós !!!
    Cuidem-se bem e gozem porque se calhar da próxima já não irão sozinhos !!!
    abraços e beijinhos nossos para vocês.

  • #2

    V. Madjid (Tuesday, 09 June 2009 11:31)

    Cada vez que leio o vosso diário só me lembro da "alegoria da caverna". Estou para aqui sentado a olhar para as sombras e lá fora há um mundo inteiro para descobrir e redescobrir. Obrigado pelas "sombras" que me fazem sonhar.
    Um grande abraço e boa estrada!

  • #3

    Carlos da Santa (Tuesday, 09 June 2009 15:15)

    Então meus caros?
    Ainda não publicaram as noticias de ontém? Querem saber alguma coisa daqui, deste canto á beira mar plantado?
    Digo-vos apenas que o Socrates perdeu as europeias e ficou um pouco aborrecido.
    Aquela coisa do pessoal ir para a cama ainda durante o dia é esquesita. Um dia também quero experimentar a sensação.
    Bj e abraço

DIA 10, 8 de Junho 2009 - Ilha de Skye-Arden (Glasgow) - 332 kms

Adormecemos antes do pôr do Sol e acordamos depois deste nascer, mas o vento forte que ontem soprava em Staffin, deu lugar a uma suave brisa matinal. A simpatia de Joanna excede as nossas expectativas, mostrando-nos as remodelações que fez na casa, que estava praticamente em ruinas. Foi um trabalho fantástico! Sem mais demoras, tomamos a estrada de regresso à ponte da ilha. Parte do trajecto de hoje, é o inverso do de ontem, pois esta é a única estrada para esta zona bastante montanhosa. Começámos assim a rumar a Sul, pela primeira vez desde que saímos de casa, por entre montanhas alcatifadas de verde salpicadas do branco dos carneiros, e lagos tão negros como profundos.

Ao fim da manhã, passamos em Invergarry, situada numa das margens do Loch Lochy e seguimos ao longo do Caledonian Canal, onde paramos para almoçar. Os lagos sucedem-se uns aos outros, a cordilheira torna-se menos acentuada e a estrada, em que a chuva nos salpica de novo, menos sinuosa.

De vez em quando, sinto um estalido no cabo da embraiagem... espero que o cabo novo, colocado há cerca de um mês, não parta.

Chegamos ao "North Polnaberoch Guest house", na margem do Loch Lomond, onde somos recebidos por Ian e Maria, os nossos anfitriões desta noite. Depois de um duche, saímos para jantar e para atestar o depósito, pois amanhã temos quatrocentos e oitenta quilómetros para fazer e queremos partir cedo. Verifico o óleo do motor e acrescento um pouco.

O jardim bem desenhado e cuidado, é o cenário que temos para lá da enorme janela do quarto. Hoje, as nuvens antecipam o anoitecer e o Sol já não brilha no horizonte.

 

Barbas, 8 de Junho 2009

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DIA 11, 9 de Junho 2009 - Arden (Glasgow)-Welshpool - 488 kms

Arden fica a cerca de trinta quilómetros a Norte de Glasgow. O dia amanhece com Sol e céu azul, como se de um dia de Verão se tratasse. Como diz Ian, "in Scotland we have all seasons in one day", e é verdade, durante o mesmo dia é possível apanhar Sol, chuva, vento, frio, calor... Partimos de Arden por volta das 9h30, um pouco tarde para o dia que temos pela frente, mas o casal Goulay gosta de conversar e só a essa hora conseguimos despedir-nos.

Temos que passar por dentro de Glasgow, pois não há estrada alternativa, o que ainda nos atrasa mais.

Quando entramos na M0000 rumo a Sul, temos como objectivo almoçar em Liverpool, onde após várias paragens nas àreas de serviço para descançar e abastecer o depósito da GS, chegamos por volta das 14h00.

Almoçamos num pub com música dos anos sessenta, entre as quais algumas dos Beatles, naturais desta cidade. O Sol dá lugar às nuvens e depois de almoço, dirigimo-nos aínda mais para Sul, para o País de Gales.

O País de Gales tem paisagens melancólicas, daquelas que desenhamos quando somos pequenos:

 -Uma casinha de tijolos vermelhos, com uma porta branca ladeada de duas lanelas, uma chaminé a deitar fumo e um jardim com uma àrvore de copa redonda e ovelhas a pastar nas colinas pintadas de verde.

É numa dessas casas que Steve nos recebe e instala ao fim da tarde, em Glennys, uma pequena vila nos arredores de Welshpool. Aconselha-nos a jantar no "The Oak", um pub cujo logótipo é uma daquelas árvores de copa redonda, e onde nos deliciamos com duas especialidades galesas e com uma sobremesa de fazer chorar por mais.

O cinzento húmido do céu antevê chuva para a noite que se aproxima. Amanhã será o último dia no Reino Unido da Grã-Bretanha.

 

Barbas, 9 de Junho 2009

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DIA 12, 10 de Junho 2009 - Welshpool-Portsmouth (ferry) - 330 kms

Acordamos cedo com a chuva a bater na janela. A GS passou mais uma noite encharcada. Desço para verificar o nível do óleo e vejo que não alterou. Óptimo! Depois de Eve nos servir o pequeno-almoço, partimos para as estradas do País de Gales, neste que é o nosso último dia em terras britânicas. Queremos percorrer os primeiros duzentos quilómetros até Bristol durante a manhã, para irmos lá almoçar.

Paramos para conhecer Welshpool, com os seus "framed buildings" do século XVI, a "Old Station", estação de caminho de ferro de 1860 e o "Montgomery Canal", via de comunicação de outros tempos.

Partimos e a estrada molhada envolvida pelas colinas, transporta-nos por entre quintas e "Guest Houses" até Newport, nos limites do País de Gales, antes de passarmos a ponte sobre o "Severn River" para Bristol.

Bristol é uma cidade que foi completamente destruída na segunda guerra mundial, daí a sua arquitectura inteiramente pós-guerra.

Saímos de Bristol em direcção a Stonehenge, para visitar o famoso mega monumento megalítico?????. Ao chegarmos, deparamo-nos com uma fila enorme de excursões para entrar e decidimos vê-lo apenas de longe. É impressionante! penso como terão os enormes menires sido colocados ali, numa zona onde durante dezenas de quilómetros só existem prados verdes sem uma única pedra…

Arrancamos para os últimos quilómetros até ao porto de Portsmouth, pois temos que lá estar pelo menos uma hora antes do ferry partir.

Ao chegarmos pedem-nos a identificação e o bilhete de regresso. Ficaremos instalados no Deck 4, junto à popa do navio. A fila para entrar já se faz notar e alinhamos com as outras motos. Desta vez, com um velho rolo de fita americana, preparo um calço para o descanço lateral, que ganhou folga novamente. Após algum tempo de espera e de alguns motards meterem conversa connosco devido aos autocolantes que temos na moto, entramos pela enorme proa do navio, para de seguida, tirarmos o que necessitamos da moto, que é novamente amarrada à estrutura do ferry.

O tripulante que nos recebe, ao perceber que falamos português diz: "São portugueses? Então estão a falar inglês porquê?". Trocamos algumas palavras com o Miguel, subimos e instalamo-nos no pequeno camarote. As próximas trinta e três horas servirão para descansar e para actualizar o "Diário de viagem", que se aproxima do fim!

 

Barbas, 10 de Junho 2009

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  • #1

    Paulo Gomes (Sunday, 14 June 2009 16:28)

    Após alguns dias com acesso condicionado à net, fico muito contente que tudo esteja a correr bem.
    Estamos à vossa espera para ouvir mais histórias.
    Abraços,
    PG

  • #2

    Susana P. (Sunday, 14 June 2009 23:28)

    Tenho acompanhado a vossa viagem em silêncio,mas hoje,com mais tempo, não resisti a escrever algumas palavras. Palavras de agradecimento a estes viajantes que generosamente partilharam a aventura connosco e ao escritor que na sua escrita fluida e eloquente nos fez sonhar e imaginar os detalhes escondidos por detrás de cada fotografia, ao longo destes dias.Obrigado Teresa e Luís. Desejo de bom regresso a casa.

DIA 13, 11 de Junho 2009 - Ferry entre Portsmouth e Bilbao - 0 kms

Acordamos invariavelmente cedo no pequeno camarote do "Pride of Bilbao". Hoje o dia será totalmente passado a bordo do enorme ferry que nos levará até so porto espanhol. O tempo custa a passar a bordo. Ao pequeno-almoço reencontramos a Francisca que tinhamos conhecido na viagem para o Reino Unido. Cumprimenta-nos e pergunta como correram as férias. Foram excelentes, respondemos!

Passamos o dia a fazer o óbvio: ler, passear pelo navio, escrever, comer, beber...

Esta é talvez a parte aborrecida desta viagem. No regresso, o ferry demora cerca de 33 horas a fazer a travessia, com o mar igualmente agitado à primeira viagem.

O dia passa melancólico e saudosista, pois apesar do cançasso, apetece-me andar de moto. Já tenho vontade de regressar às belas estradas da Escócia, por entre montanhas e lagos. Ao final da tarde, voltamos a adormecer no camarote. O corpo está moído de tantos quilómetros em cima da GS, que se encontra amarrada no porão. Amarrada, ela que adora levar-nos rumo à liberdade!

Adormeço com este tipo de pensamentos pseudo-filosóficos... deve ser dos comprimidos para o enjoo...

Amanhã, chegamos a Espanha, estamos cada vez mais perto de casa.

 

Barbas, 11 de Junho 2009

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Comments: 9
  • #1

    Vanessa (Wednesday, 17 June 2009 10:32)

    Que pena a viagem já estar acabar.
    Tenho tido umas férias maravilhosas com vocês.
    Ainda bem que tudo correu bem e obrigada por esta viagem de palavras e fotos que pelo menos despertaram mais o interesse por esse pais lindo lá bem para Norte...
    Boa viagem de regresso.

  • #2

    o amigo da francisca.... (Wednesday, 17 June 2009 19:47)

    Coitados ficaram em Espanha ainda por cima no num barco...
    Espero que tenham pastilhas sufucientes para o enjoo!!!
    VÀ TOCA A ESCREVER !!!!!

  • #3

    Paula Kota (Thursday, 25 June 2009 22:29)

    Li tudinho. Adorei.

    Estou em pulgas que chegue 2010 para fazer isso tudo.

    Bom regresso e Obrigada pela partilha

  • #4

    Pedro Caleja (Thursday, 16 July 2009 12:55)

    Tinha perdido o email que me enviaste e só agora voltei a encontrar esta página. Já vi que te divertiste à brava e ainda bem. Mas ainda estou à espera do tal pulinho que disseste que ias dar até ao Algarve. Abraço.

  • #5

    Manuel Costa (Saturday, 06 February 2010 01:03)

    Grande viagem, sim senhor! Este ano estou a preparar para fazer uma aventura idêntica.
    Após um convite para uma viagem de mota à Escócia, comecei as normais pesquisas na net e dei com o teu site.
    Conclusão, fiquei com mais vontade.
    Boas viagens no futuro é que te desejo e obrigado por contribuíres com a tua história.

    Grande abraço.

  • #6

    UGG Boots Clearance (Thursday, 28 July 2011 08:53)

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  • #7

    António Maria (Friday, 12 August 2011 00:04)

    Parabéns. Gostei muito de ler.
    As nossas férias só têm 3 diferenças em relação às vossas:
    1º Não planeamos nada de nada
    2º Nem olho para o nivel de oleo da R 1150 RT :)
    3º Gosto muito de ler mas era incapaz de manter um relato de viagem como o vosso

    Se quiserem espreitar ...

    https://picasaweb.google.com/antonio.jose.maria/PicosDaEuropa?authuser=0&feat=directlink

    Divirtam-se que a vida são dois dias.

  • #8

    Nike Air Yeezy (Thursday, 01 September 2011 05:21)

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  • #9

    Cheap UGG Boots (Wednesday, 14 September 2011 11:22)

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